Newsletter
Como os exames laboratoriais influenciam nas decisões clínicas?
Saiba a importância dos exames laboratoriais nas decisões clínicas
Vocês sabiam que os exames laboratoriais influenciam em 70% das decisões clínicas?
Os resultados de exames laboratoriais fornecem informações que podem ser utilizadas para fins de diagnóstico e prognóstico, prevenção de inúmeras doenças, definição de tratamentos, evitando até mesmo a necessidade de procedimentos mais invasivos, quando os resultados são interpretados de forma correta.
Exames laboratoriais, o que são?
Os exames laboratoriais são formas simples e rápidas de apoiar as decisões médicas, prevenir doenças silenciosas e definir tratamentos. Eles fornecem informações para diagnóstico, prognóstico e prevenção de várias condições de saúde, evitando procedimentos mais invasivos quando interpretados corretamente.
O laboratório clínico é dividido em três grandes áreas: pré analítico, analítico e pós analítico.
O maior número de erros concentram-se na fase pré analítica, visto que é uma fase que exige maior manipulação da amostra e envolve diversas áreas: desde o pedido médico até o transporte desta amostra. A fase analítica tem processos mais bem definidos e automatizados e a fase pós analítica é a liberação do laudo e interpretação médica do resultado. Em outro momento vou falar um pouco mais de cada fase, mas porque quis citar aqui? Os erros laboratoriais ocorrem sim, e as vezes é a falta de algum processo, protocolo ou o próprio “ser humano” que foi responsável por aquela etapa e pulou algo, não é sobre quem está errado e sim sobre o que está errado.
O que os exames laboratoriais podem detectar?
Os exames laboratoriais são uma importante fonte de informação para verificar diversas doenças, como canceres, doenças crônicas, etc. Tudo isso através de exames como: Hemograma, Colesterol, Ácido Úrico, Glicose, entre diversos outros.
Como resultados errados afetam a saúde no Brasil?
Não existem dados o suficiente que comprovem a taxa de mortalidade de pacientes em relação a resultados errados no Brasil, mas quando se tem um processo bem feito, protocolos bem implantados, equipe
Bem treinada e principalmente um médico atento, dificilmente esse erro vai chegar ao paciente e causar algum dano grave.
É muito importante ter conhecimento destes dados para disseminar informações verídicas. É um mito achar que o exames laboratórios representam gasto imenso em saúde. Em países desenvolvidos já existem dados que mostram que os exames representam em torno de 1,3% dos gastos com saúde.
Com base nisso que falamos, faz sentido investir em tecnologia no seu laboratório?
Você tem dificuldades em definir processos em seu laboratório? Qual sua maior dificuldade? Qual a fase do laboratório que você precisa melhorar?
Autora: Júlia Ribeiro.